
A cirurgia para redução de Pomo de Adão também é conhecida como tireoplastia. É indicada para qualquer paciente adulto ou adolescente que já tenha atingido o estirão de crescimento que se incomodem com a aparência do Pomo de Adão demasiadamente grande.
Redução Cirúrgica do Pomo de Adão
Entre em contato
Apesar de tecnicamente ser um procedimento relativamente simples, a cirurgia de Pomo de Adão demanda muitos cuidados, pois se localiza em local muito próximo a vasos sanguíneos e nervos importantes, assim como as cordas vocais. Assim a escolha de um profissional habilitado e experiente neste tipo de procedimento é imprescindível.
Não há um limite para a quantidade de Pomo de Adão que pode ser retirada, mas quanto maior a ressecção, maiores as chances de alteração na voz, que tende a ficar mais grave (grossa).
Cuidados
Uma vez feita a redução do Pomo de Adão, os músculos são reaproximados e a pele é fechada.
O Procedimento é bastante simples, é realizado em ambiente hospitalar com anestesia local + sedação ou anestesia geral e tem duração de aproximadamente 1 hora.
Uma incisão de 1,5 a 2 cm de extensão é feita no pescoço na altura da proeminência tireoidéia, planejada sobre alguma prega natural de pele o que fará a incisão ficar mais disfarçada com o tempo.
Em seguida, os músculos do pescoço são dissecados e a parte mais pontiaguda da cartilagem tireóide é exposta. A redução dela pode ser feita por raspagem, desgaste com brocas especiais ou incisão com lâmina de bisturi, sempre se atentando à anatomia das cordas vocais.